Dicas de planejamento financeiro para sair do aluguel

Sair do aluguel é um sonho antigo que parece nunca estar perto de se concretizar para você? O seu sonho pode parecer inalcançável por falta de planejamento financeiro. Mas como começar a se planejar para um investimento tão grande?

Siga alguma dessas dicas para se organizar e conseguir realizar seu sonho em 2020!

 

  1. Contabilize TODOS os seus gastos, desde os fixos como aluguel, plano de saúde, telefone e internet como também os gastos menores e não recorrentes como almoços em restaurantes, cineminhas e até aquele cafézinho na padaria.
  2. Depois que listou tudo, é hora de enxugar os gastos! Você precisará priorizar as atividades que você faz no dia a dia para conseguir poupar mais. Levar sua comida para o trabalho e tomar café da manhã em casa pode fazer uma grande diferença na sua conta bancária no final do mês.
  3. Se está com dívidas, se concentre em pagá-las! Se livrando dos juros de cartão de crédito, contas bancárias ou empréstimos será muito mais fácil alcançar seu objetivo.
  4. Encaixe suas despesas na regra 50-15-35. Assim, 50% da sua renda devem ser direcionados para os gastos essenciais, como aluguel, alimentação, transporte e contas de luz, telefone, água e internet. 15% serão destinados para quitar dívidas e fazer a poupança para a aquisição do seu imóvel. Os 35% restantes ficarão para a manutenção do seu estilo de vida (lazer, roupas, etc). Vale lembrar que quanto mais você conseguir economizar na parte dos 35%, mais você conseguirá guardar para realizar o seu sonho.
  5. Disciplina! Depois de toda essa organização, agora é com você!  Tenha foco no objetivo final e lembre-se que essas economias e “sacrifícios” são temporários.
Top